representando a cidade

Projeto de moda negra feminina vai oferecer capacitação de corte, costura e modelagem

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação
Coletivo Ará Dudu
/Projeto trabalha com design e confecção de moda referenciada na cultura negra

O Projeto Obirin "Feminina Moda Negra", iniciativa do Ará Dudu, uma associação do movimento negro de Santa Maria, foi um dos 20 selecionados no edital nacional Elas na Moda e Sem Violência. Com o incentivo de R$48 mil do edital, 50 mulheres oriundas de regiões periféricas da cidade receberão capacitações de corte, costura e modelagem, além de fazer a comercialização das peças. No Rio Grande do Sul, apenas um outro projeto, de Porto Alegre, foi selecionado. 

Aprovada lei que obriga agressores de mulheres a fazerem reabilitação

As oficinas são semanais e acontecem na comunidade do Beco da Tela, nas instalações do Centro Cultural Axé Silvia Leme, e na Antiga Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mais do que a geração de renda, a iniciativa quer trabalhar com o empoderamento negro feminino. As peças são inspiradas na cultura afro-brasileira e querem reafirmar a identidade e autoestima das participantes - na maioria jovens e mulheres negras, transexuais e de baixa renda.

A previsão é de que, além do apoio para a produção das peças, essas mulheres recebam apoio jurídico e psicológico para, por exemplo, o enfrentamento de casos de violência doméstica. 

Organizadoras do projeto também destacam a preocupação ambiental. Todos os itens confeccionados, conforme previsto no projeto, utilizam materiais como o algodão ecológico e o linho, tecidos alternativos feitos de garrafas PET e bambu, além do reaproveitamento de tecidos excedentes. Todos os materiais necessários, maquinários, e custeio dos profissionais precisam ser cobertos pelo valor do edital ou com a ajuda de parceiros. 

A cerimônia de lançamento do projeto acontece na próxima segunda feira, às 18h, na Antiga Reitoria da UFSM. As aulas iniciam-se já no dia 17. 

- A previsão é que em julho a gente tenha um dos desfile da coleção, com marcas conhecidas internacionalmente, do Rio (de Janeiro) e São Paulo. Tudo aqui em Santa Maria, explica Lucia Severo, conhecida como Baiana, uma das organizadoras do projeto. 

O edital tem apoio do Instituto C&A e do ELAS Fundo de Investimento Social. A associação Ara Dudu está incubada na UFSM e, além do apoio da instituição, busca agora apoio também da prefeitura. 

*Colaborou Chaiane Appelt


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Supremo volta a discutir a possibilidade de desaposentação

Próximo

VÍDEO: residencial do Bairro São José receberá obra para conter alagamentos

Geral